Desafio das Serras: maratona de montanha terá percursos de 40 e 80km

Tema:Adventure Race
Autor: Redação 360 Graus
Data: 5/9/2014

A semana é especial para aqueles que gostam de corrida e aventura. Isso porque será disputada, no dias 6 e 7 de setembro, o Desafio das Serras, competição de maratona de montanha, com percursos de 40 e 80 km. A terceira edição do evento será realizada na Serra da Mantiqueira, com sede em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, reunindo atletas nas categorias Solo e Duplas. Com organização da Adventure Camp, a disputa recebe inscrições até esta quarta-feira, dia 3 de setembro, lembrando que o limite é de 200 duplas e 100 solos. A confirmações poderão ser feitas no site oficial, www.adventurecamp.com.br, no qual também estarão todas as informações para os interessados.

"Estamos fechando as inscrições nesta quarta, mas já com poucas vagas. Pedimos que os interessados não percam a chance de participar de um evento único, que testará a resistência de seus participantes em meio a um cenário incrível", destaca Sérgio Zolino, diretor-geral do evento.

A novidade deste ano é que a prova será qualificatória para a Ultramaratona do Mont Blanc, dando um ponto aos atletas que quiserem estar no evento no ano que vem. A confirmação foi feita após envio do percurso análise da ITRA - International Trail Run Association. Isto garantirá a presença dos melhores atletas do segmento de corrida em montanhas.

O Desafio das Serras é uma competição de velocidade, disputada em ambiente montanhoso, onde os participantes terão que, em dois dias percorrer, em menor tempo, diferentes tipos de terreno em trajetos de 40 e 80 quilômetros por dia. O evento colocará para os inscritos diferentes tipos de terreno, como terra batida, mata e trilhas. A disputa é dividida em quatro categorias para as duplas - Masculino, Feminino, Máster e Mista -, além da Solo.

As trilhas são sinalizadas por fitas, placas, setas e orientação de monitores nos pontos de controle (PC's), com diversos graus de dificuldade graças às subidas e descidas da região. Com isso, os atletas não precisarão ter conhecimento de navegação e ainda não precisam ter equipe de apoio para o auxílio no transporte, pois a organização leva as malas com roupas e equipamentos para o acampamento no sábado a tarde para domingo.

Vale ressaltar que haverá um posto de hidratação com água no percurso, entre os municípios de São Francisco Xavier e Monte Verde, no qual os atletas receberão uma garrafa de Ironage. No resto do percurso a hidratação será natural, com nascentes da região nos km 6, 8 e 10. Por isso, é importante que todos façam um bom planejamento para ter água durante toda a prova.

Programação

Sexta-feira - 05/09 - São Francisco Xavier - Praça Central 15h às 20h - Abertura do evento/Recepção 19h às 20h - Apresentação do filme DS 2013 20h - Briefing da prova

Sábado, 06/09 - São Francisco Xavier 09h - Largada d 1º dia, na Praça Central de SFX 16h - Jantar - Base Camp, a 15 km de SFX 19h - Filme de aventura

Domingo - 07/09 - São Francisco Xavier 6h às 7h30 - Café da manhã (somente atletas acampantes) 09h - Largada 2º dia - acampamento 16h - Chegada dos participantes e Premiação - Praça Central de SFX





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil