Foz do Iguaçú recebe primeiro fórum Latino-Americano de Slackline

Tema:Adventure Race
Autor: Redação 360 Graus
Data: 21/10/2014

O 1º Fórum Latino-Americano de Slackline e o 1º Latino-Americano Open de Slackline reúnem em Foz do Iguaçu, na próxima semana – dias 24 e 25 –, alguns dos melhores atletas brasileiros desse esporte. Entre eles, Carlos Neto, campeão mundial de 2013. A Itaipu é uma das apoiadoras do evento.

Cerca de cem atletas deverão participar dos eventos, segundo os organizadores – Raby Khalil e Tacius Lima, da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere).

O Fórum Latino-Americano de Slackline terá apresentações científicas, debates e dois workshops (sobre trickline e highline). O fórum terá também como uma das principais propostas a criação de um slackpark (espaço preparado para a prática do slack) no Gramadão da Vila A.

Na arena montada no Gramadão da Vila A haverá duas competições paralelas, com a participação de 48 atletas: a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Slackline e o Latino-Americano Open de Slackline.

O que é

O slackline, também conhecido como corda bamba, pode ser comparado ao cabo de aço dos artistas circenses, porém, a flexibilidade da fita utilizada para o esporte permite criar saltos e manobras inusitadas.

O slackline tem variações, como waterline (sobre as águas), highline (em grandes alturas, como montanhas, pontes e edifícios), trickline (manobras a um metro de altura) e longline (em que o atleta percorre distância superior a 40 metros).

História

O slackline foi criado nos Estados Unidos, em meados dos anos 80, nos campos de escalada do Vale de Yosemite. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e, nos tempos vagos, esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar.

No Brasil, o slackline virou febre nas praias do Rio de Janeiro, em 2010, e hoje é praticado no Brasil inteiro.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil