Pelos Céus da Capadócia: A magia está no ar

Tema:Balonismo
Autor: Gabriela Slavec
Data: 27/4/2013

Na Capadócia, a magia está no ar! E não existe melhor forma de apreciar esta bela região, do que cedo pela manhã, num voo de balão de ar quente, com o sol nascendo sobre a Anatólia Central.

A história da Capadócia começa com a erupção de dois vulcões, o Erciyes Dagi, perto de Kayseri, e o Melendiz Dagi, perto de Nigde. Estas erupções espalharam uma camada espessa de cinza vulcânica na região, que ao solidificar, transformou-se numa rocha porosa conhecida por tufo.

Ao longo de milhões de anos, o vento, a água e a areia, causaram a erosão de partes deste tufo, esculpindo-o em formas elaboradas e excêntricas, resultando em uma paisagem única e de rara beleza. Pedras de rocha mais dura, presas no tufo e expostas à erosão, protegeram o tufo que se encontrava imediatamente por debaixo delas, de uma maior erosão. O resultado é uma coluna ou cone de tufo, com uma pedra pousada no topo, a que fantasiosamente deram o nome de 'chaminé encantada”. Vales inteiros estão repletos destas estranhas formações. Os primeiros habitantes da região depressa descobriram que o tufo poderia ser facilmente trabalhado com ferramentas primitivas e habitações resistentes poderiam ser escavadas na rocha, sem grande esforço.

Os Hititas (1800 a 1200 AC) foram os primeiros a se estabelecer na região. Depois de 1200 AC, reinos menores detiveram o poder, seguidos dos Persas e depois dos Romanos, que fixaram a capital em Caesarea (hoje Kayseri).

Durante os períodos Romano e Bizantino, a Capadócia tornou-se o refúgio dos primeiros cristãos e desde o século IV até ao século XI, o Cristianismo floresceu ali. A maioria de suas igrejas, mosteiros e cidades subterrâneas datam deste período. Mais tarde, sob o domínio Seljuk e Otomano, os cristãos foram tratados com tolerância. A Capadócia foi progressivamente perdendo a sua importância na Anatólia. O seu rico passado foi esquecido, até que em 1907, um padre Francês, redescobriu estas igrejas escavadas na rocha. A explosão do turismo na década de 80 lançou uma nova era e atualmente a Capadócia é um dos destinos mais famosos e populares da Turquia.

A Sultan Balloons realiza voos de balão na região desde 2005. Seu sócio fundador, o piloto Ismail Keremoglu, tem mais de 20 anos de experiência na aviação e conta com mais de 3.600 horas de voo, como piloto comandante. Ismail é também piloto instrutor de balões de ar quente, planadores e queda livre, além de piloto de asa fixa.

O dia começa cedo, mas um voo de balão com a Sultan Balloons na Capadócia, vale bem o esforço de se levantar de madrugada. A inflagem dos balões começa junto com o nascer do sol. Já dentro do cesto, os passageiros recebem um “briefing” de segurança, explicando os procedimentos de voo e aterrissagem.

Do ar, a paisagem da Capadócia é incomparável, revelando-se á medida que o balão sobe, até aproximadamente 2.000 pés (cerca de 600 metros).

A maravilha do balonismo é que nenhum voo de balão é igual a outro. Num balão de ar quente, o controle da direção é limitado – só podemos ir aonde o vento nos leva – e isso faz de cada voo uma verdadeira aventura. O itinerário é determinado pelo vento, garantindo assim uma experiência sem precedentes.

Leia mais:

  • Leia mais sobre a Capadócia e veja como fazer um voo de balão na região: www.sultanballoons.com

    Nesta reportagem:

    » Galeria - Voando pela Capadócia





    © Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
    Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.
  • Compartilhe:


    Livros:

    Equipamentos:

    • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
      Lugares
      Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    • Parque Nacional de Monte Roraima
      Parques
      Parque Nacional de Monte Roraima
    • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
      Lugares
      Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
      Parques
      Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
      Ecoturismo
      Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
      Ecoturismo
      Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil