Disputas emocionantes marcam o 5º Shimano Fest em Sorocaba

Tema:Biking
Autor: Redação 360 Graus
Data: 24/11/2014

O público compareceu ao Parque das Águas, em Sorocaba, na tarde deste domingo (23) para visitar o 5º Shimano Fest, acompanhar emocionantes disputas na final latino-americana de Short Track e aplaudir os vencedores. Na final da elite masculina o colombiano Fabio Castañeda confirmou o favoritismo e levou o título, com 38 segundos à frente do segundo colocado, o mineiro Marcelo Cândido. No feminino, vitória de Raiza Goulão, confirmando o bicampeonato do Shimano Short Track nacional. Na primeira final do dia, Bruno Martins venceu a categoria júnior.

Na prova que encerrou a competição, Fabio Castañeda se impôs de ponta a ponta, sem ser ameaçado pelos rivais. O campeão pan-americano de 2013 dedicou a vitória à esposa e familiares. "Encerrada a temporada, tenho que agradecer o apoio da minha esposa, que é o meu pilar, além dos meus familiares que me incentivam muito", comemorou.

Marcelo Cândido e o também mineiro, Guilherme Muller, ambos da LM/Shimano, ficaram na segunda e terceira colocações, com o pódio completado por José Gabriel Marques (Specialized) e Peterson Tozzi (Ironage/Colner). "A prova exigia demais. O ciclista tinha que fazer muita força do começo ao fim, para ser o vencedor. Os ciclistas eram de alto nível e o circuito, muito bonito. A vitória chegou na hora certa porque venho de um mês e meio parado devido a uma lesão na panturrilha", relatou o colombiano.

A goiana Raiza Goulão, da equipe Soul Cycles, conquistou o bicampeonato do Shimano Short Track nacional, além do seu primeiro título latino-americano na competição, após o vice em 2013. "A torcida contagia muito a gente. A pista não era muito técnica, mas exigia força o tempo todo. Larguei no grupo da frente, mas como a disputa estava muito equilibrada um acidente em uma das curvas provocou a queda da líder", relembrou Raiza. O pneu dianteiro da bike de Isabella Lacerda (LM Shimano) estourou após choque com a costarriquenha Adriana Rojas. Raiza vinha em terceiro e aproveitou para ultrapassá-las.

"Sabia que não poderia errar e graças a Deus fiz uma corrida correta. Ontem (sábado) participei da Pearl iZUMi Run 5k para aproveitar o clima de confraternização. Hoje, fiquei muito feliz ao ver principalmente as crianças me apoiando durante a prova", contou Raiza. "O legal era saltar no meio fio, pular os troncos de árvore, fazer bem as subidas. O clima estava muito bacana e foi muito bom sentir a energia positiva do público do Shimano Fest", concluiu. Adriana Rojas (CRI), Jaqueline Leal, do Lar Nossa Senhora, Valentina Monsalve (CHI) e Sara Torres (Paraguai) completaram o pódio entre as mulheres.

Shimano Fest Pearl iZUMi Run 5k - A inédita corrida de cinco quilômetros disputada no final da tarde de sábado (22) levou mais de 300 atletas a contemplar as belezas naturais da trilha demarcada em torno do Parque das Águas. Nas categorias masculina e feminina prevaleceu o esforço dos anfitriões. Luiz Reinaldo e Márcia Lopes, ambos de Sorocaba, cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar.

"O circuito é diferente das corridas de rua. Particularmente gostei muito, foi ótimo competir em casa. Quero agradecer aos meus patrocinadores e dizer que a Shimano está de parabéns. Um belo evento, muito bem organizado. Foi show de bola", comemorou Luiz, de 27 anos, e que começou a correr em 2011. "Antes eu corria de bike. Disputava as principais provas do Brasil, mas parei porque eram muitas quedas. Estou apenas começando nas corridas de rua e já fui contemplado com a vitória. Estou muito feliz".

A mesma alegria era demonstrada pela também vencedora Márcia. "Nunca havia corrido em percurso tão diferente. Misturou asfalto, grama, trechos de pedra e de terra. Achei bem singular. Gosto de circuitos desafiadores como a Pearl iZUMi 5k. Normalmente as provas da cidade são disputadas em retões e hoje (sábado) foi diferente. Muito legal mesmo. Faço 45 anos na próxima semana e esse foi meu presente de aniversário", festejou Márcia que corre há cinco anos, treina na Academia Move, e faz parte da Assessoria Wendel Santos. "Qualquer hora é boa para começar, desde que haja orientação adequada".





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil