Rio Araguaia: uma das mais belas e principais paisagens brasileiras!

Tema:Ecoturismo
Autor: Redação 360 Graus
Data: 9/12/2014

O Rio Araguaia nasce na Serra do Caiapó, na confluência dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a Região Centro-Oeste ao Norte do Brasil. Também serve como divisa natural entre outros três Estados: Tocantins, Pará e Maranhão.

Ele abriga a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal ou de Camonaré, que possui 20 mil quilômetros quadrados. Uma imensidão dividida entre dois parques, um ecológico e outro indígena. Quando suas águas baixam – entre os meses de junho e outubro –, revelam-se em suas margens praias exuberantes de areia fina e branca. É como se o rio virasse mar, transformando-se numa paisagem ainda mais deslumbrante, que vem atraindo milhares de turistas todos os anos.

O amanhecer é lindo. Bandos de garças sobrevoam um céu imensamente azul, formando um coro, junto aos bem-te-vis, sabiás, azulões, uirapurus, coalheiros, mergulhões, marrecos selvagens, em meio a 660 espécies locais e migratórias que habitam o lugar. Até as gaivotas aparecem por ali, quebrando o preceito de serem tipicamente marítimas.

Aliás, ali tudo pode acontecer. Vegetação variada como a da Floresta Amazônica, do Pantanal e do Cerrado, com animais característicos destas diversas regiões – entre tartarugas-da-amazônia, cervos-do-pantanal e veados-campeiros. Além do rico contraste da flora e da fauna, há uma diversidade cultural que pode variar do forró pernambucano aos rituais e artesanato indígenas, que ali ainda sobrevivem.

A melhor época para pescar no Rio Araguaia é entre setembro e abril.

Mas antes é preciso ter em mãos uma licença prévia, que pode ser adquirida em qualquer agência do Banco do Brasil – desde que esteja portando uma fotocópia de seu RG e do seu CIC, acompanhada dos documentos originais.

Para visitar, o melhor período é entre os meses de junho e outubro; quando esportes radicais como canoagem, passeios de ultraleve e jet-ski podem ser praticados à vontade. Depois desse período começam as cheias, que dificultam qualquer tipo de passeio.

Informação básica

Clima

O Rio Araguaia passa por regiões de clima equatorial quente e úmido, e semi-úmido. A temperatura média anual fica na casa dos 24ºC - com máxima média anual de 31ºC e mínima de 22ºC.

Para saber mais: www.embratur.gov.br

Nesta reportagem:

» Rio Araguaia: uma das mais belas e principais paisagens brasileiras!





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil