Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reserva muitas atrações

Tema:Ecoturismo
Autor: Ana Karla Rodrigues
Data: 2/12/2014

A paisagem impressionante dos Lençóis, que formam o único deserto brasileiro, que se torna cheio de água durante alguns meses do ano, chamou a atenção de pesquisadores . A necessidade de preservar a área foi o pontapé inicial para a criação do Parque. O nome do Parque, criado em 1981,se deve à sua semelhança com um lençol jogado sobre a cama.

A pesca é abundante no Parque, sendo fonte de renda para várias famílias que vivem nos dois oásis existentes em seu interior. Entretanto, a ocorrência de cheias faz com que a maioria dos pescadores se torne nômade durante vários meses do ano. Outro problema para os moradores é que a mobilidade das dunas provoca soterramento de casas e carros.

Fauna
É composta por aves migratórias como os maçaricos, trinta-réis-boreal e marreca-de-asa-azul. Nos manguezais destacam-se a jacaretingá, o veado-mateiro (Mazma americana) e a paca.

Flora
Na maior parte do Parque não há coberturas vegetais. Os manguezais aparecem numa pequena área, principalmente próximos aos solos de várzeas e cursos de rios.

Atrações
As melhores atrações do Parque são os banhos de rio e mar, e beleza das lagoas formadas nas épocas de chuva, que acontecem de abril a julho.

Localização e acessos
Fica no Estado do Maranhão, entre os municípios de Barreirinhas e Primeira Cruz. Você pode optar pelo acesso por via fluvial, através do rio Preguiça, ou terrestre, pelas rodovias BR-135 e BR-222. Ao sair-se de São Luís, percorre-se cerca de 192 Km pelas BR-135 e BR-222. Depois disso, percorre-se mais 145 Km em estrada de terra até Barreirinhas. Por via fluvial, há várias entradas para o Parque, sendo Atins a principal. O percurso de barco até Atins dura cerca de 4 horas, e de lancha 1 hora.

Área
155 mil ha

Temperatura Média Anual
18°

Infra-estrutura
Este Parque ainda não conta com infra-estrutura para acomodação para visitantes. A visitação é permitida mediante autorização prévia da diretoria do Parque Nacional.

Mais informações
Fone: (98) 349-1155





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil