Rodrigo Raineri conquista pela terceira vez o cume do monte Everest

Tema:Expedições
Autor: Redação 360 Graus
Data: 21/5/2013

O alpinista Rodrigo Raineri conquistou na madrugada desta terça um feito histórico: por volta da 1h50 (horário brasileiro) ele tornou-se o primeiro brasileiro a chegar três vezes ao pico do Everest, a montanha mais alta do mundo, a 8.848 metros de altura.

“O dia está maravilhoso, não está ventando muito, está ‘quente’. Foi muito cansativo, mas é impressionante a beleza do Himalaia. Demorei para subir porque tinha muito gelo na corda”, contou Raineri, por telefone. O clima que ele classificou como ‘quente’, na verdade, era de 25 graus negativos.

Raineri, que já havia conquistado o ponto mais alto do planeta em 2008 e 2011, iniciou o ataque final por volta do meio-dia de ontem, acompanhado de outros três brasileiros - Joel Kriger, Carlos Canellas e Carlos Santalena – e chegou a dizer que “o cume seria pintado de verde e amarelo”. No entanto, os outros alpinistas do Brasil acabaram abortando a escalada a 8,5 mil metros e retornaram ao campo 4.

Enquanto estava no pico da montanha, Raineri registrou um lamento em relação ao governo nepalês por ter negado, de última hora, a autorização para que ele fizesse o salto de parapente – seria o primeiro voo solo do cume à base da montanha na história. “O dia está perfeito para decolar, se tivesse o permit seria um voo lindo. Uma decolagem técnica com o vento a 40 km, ousada, e a descida seria linda”, disse.

Porém o voo pioneiro ficará para uma próxima vez, já que agora o que Raineri quer é curtir a realização da façanha inédita. “Obrigado pelo carinho e apoio de todos. Namastê”, finalizou o alpinista, que ainda na manhã de hoje voltaria ao acampamento 4 e retornará ao Brasil no início de junho.

A aventura do brasileiro, que deve retornar ao pais na primeira semana de junho, começou em 1º de abril deste ano – e pode ser acompanhada também por posts no facebook (www.facebook.com/alpinistarodrigoraineri). Raineri chegou ao topo do mundo pela primeira vez em 2008. Depois, repetiu a façanha em 2011 e agora, em 2013.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil