Rodrigo Raineri conquista o cume da pirâmide Carstensz (4.884m)

Tema:Expedições
Autor: Redação 360 Graus
Data: 30/10/2013

Após meses de preparação e muitos desafios, o alpinista brasileiro Rodrigo Raineri conquistou o cume da pirâmide Carstensz (4.884m), ponto mais alto da Oceania, na madrugada desta terça-feira.



A equipe, liderada por Rodrigo e pelo também brasileiro Carlos Santalena, iniciou o ataque ao cume no dia 28 de outubro (segunda-feira) no período da tarde e atingiu o topo na madrugada desta terça-feira. A subida levou aproximadamente oito horas.



Com a chegada ao ponto mais alto da Oceania, o alpinista Eduardo Keppke, um dos integrantes do time, se tornou o segundo brasileiro a completar o Seven Summits Project. O projeto (cujo nome em português significa sete cumes) tem como objetivo escalar as montanhas mais altas dos sete continentes (América do Sul, América do Norte, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártica).



Através do telefone satelital, Rodrigo entrou em contato com a equipe de apoio no Brasil e relatou que a subida foi muito bonita e longa, e exigiu muita técnica dos alpinistas, mas todos conseguiram completar a jornada e permaneceram no topo da montanha por 40 minutos.



Esta foi a primeira expedição comercial brasileira à pirâmide Carstensz, e contou com toda estrutura operacional da agência Grade 6 (de Campinas - SP).



A expedição



Único brasileiro a escalar três vezes o monte Everest (ponto mais alto do mundo com 8.848m de altitude), Raineri enfrentou novos desafios nesta missão. Para chegar até o acampamento-base, a equipe experimentou situações perigosas, como o conhecido clima úmido da ilha, chuvas constantes, granizo, terrenos cheios de lama e rios, que dificultam muito o avanço. Além disso, a região é povoada por tribos que tiveram pouco contato com o mundo externo e não costumam ser receptivas com os visitantes do local.



Este cenário diferente reforçou a necessidade de uma preparação especial, que incluiu treinos de escalada em rocha na cidade de Itatiaia - RJ. "A montanha de Carstensz é muito técnica e requer muito preparo, conhecimento prévio do trajeto, vestimentas adequadas ao clima agressivo, além de condicionamento técnico", explica o líder da expedição.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil