Copa Suzuki-Circuito Ilhabela define seus campeões da temporada 2014

Tema:Iatismo
Autor: Redação 360 Graus
Data: 9/12/2014

Quatro etapas ao longo de 2014, 27 regatas, muita disputa no mar, várias confraternizações em canoas de cerveja no Yacht Club de Ilhabela. Este é o resumo da Copa Suzuki Jimny/Circuito Ilhabela, encerrada neste final de semana (6 e 7), com dois dias perfeitos de sol e ventos médios no Canal de São Sebastião e na Ponta das Canas, no norte de Ilhabela. A 14a. edição do principal circuito de vela oceânica do País teve média de 42 barcos em quatro classes (C30, IRC, HPE e RGS).

A classe C30 apresentou uma disputa acirrada entre o CA Technologies, de Marcelo Massa, e Caballo Loco, de Mauro Dottori. No final, a equipe de Massa venceu por um ponto, 28 a 29. A IRC também ficou entre duas tripulações e terminou com a mesma diferença: Rudá, de Mario Martinez, ganhou do Orson, de Carlos Eduardo Souza e Silva, por 6 a 7.

A HPE confirmou o favoritismo do Ginga, de Breno Chvaicer, imbatível nas águas do Litoral Norte neste ano - conquistou também a Ilhabela Sailing Week. Fechou a temporada com 25 pontos contra 52 do Fit to Fly, de Eduardo Mangabeira.

O título da RGS A ficou com o Montecristo, de Julio Cechetto, que acumulou 23 pontos, um a menos do que o BL3 Urca, de Pedro Rodrigues. Na RGS B a supremacia foi do Asbar II/Sérgio Klepacz, (14 pontos) sobre o Helios/Marcos Gama Lobo (25 pontos). O Zeppa, de Diego Zaragoza, foi o campeão da divisão C com 10 pontos, seguido do Sextante, de Thomaz Shaw, com 14. Na Cruiser, o BL3 Wind Nautica somou 14 pontos e superou o Jambock, de Marco Aleixo, com 18.

Quarta etapa - A quarta etapa foi encerrada neste domingo (7), com duas regatas para C30 e HPE e uma regata para as demais classes. Mais um belo dia para velejar, com ventos no quadrante leste, entre 12 e 15 nós, com raia montada na Ponta das Canas.

A somatória de resultados da Volta à Ilha, disputada no dia 29 de novembro, e as provas realizadas no sábado (6) e neste domingo (7) definiram os campeões da última etapa da Copa Suzuki.

O Caballo Loco ganhou na C30, o Ginga confirmou na HPE, o Orson venceu na IRC, o Montecristo, que marcou o menor tempo da Volta à Ilha em 14 anos, ficou com o título da RGS A, o Helios faturou a RGS B, o Sextante a RGS C e o Anequim, de Paulo Moura, foi o melhor na RGS Cruiser.

No final da tarde do domingo, foram realizadas no Yacht Club de Ilhabela as premiações dos vencedores da quarta etapa e dos campeões de 2014. A Copa Suzuki Jimny foi disputada também em março, junho e setembro.

Na avaliação de Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, o evento atingiu plenamente seus objetivos. "O encerramento da Copa Suzuki foi surpreendente. Teve dois dias sensacionais, com ótimas velejadas, sol, vento e muita confraternização em terra, com premiações, sorteios e festa. Tudo ficou perfeito. Sem falar na Volta à Ilha, com muito vento e tempo recorde."

"Sobre a temporada, tivemos um belo campeonato, mas gostaria que algumas classes como a ORC e IRC reunissem mais competidores. Entendo que existem velejadores de qualidade na RGS e que poderiam mudar de classe aumentando a competitividade das regatas", acrescentou Carlos Eduardo, que também é comandante do Orson, vice-campeão na IRC, e que está finalizando o treinamento para disputar o Atlantico Sur, em Punta del Este, em janeiro, quando começará a defender seu título no Sul-Americano de ORC.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil