Federação de Remo volta atrás e impede deficiente auditivo de competir

Tema:Remo
Autor: Redação 360 Graus
Data: 10/7/2005

Em reunião realizada nesta quinta-feira (dia 7/7), na Suíça, a Federação Internacional de Remo (FISA) voltou atrás na decisão de liberar o remador Armando Max Ribeiro, deficiente auditivo, de participar em competições internacionais no barco Single Skiff. Segundo a FISA, por ser deficiente auditivo na totalidade, Armando está impossibilitado de competir na categoria, ficando assim mantida a decisão de 2001, quando na época a Confederação Brasileira de Remo solicitou a FISA pela primeira vez a liberação do atleta.

“Gostaríamos de deixar claro que um remador surdo e mudo pode participar de eventos da FISA, porém, apenas em barcos de equipe. Por questões de segurança ele não pode disputar provas sozinho”, diz Matt Smith, diretor-executivo da FISA.

Matt Smith deu como exemplo o campeão mundial de 1990, Juri Jansen, da Estônia. Porém, Juri tem deficiência auditiva em apenas um dos ouvidos e utiliza aparelho.

“Estamos profundamente desapontados com esta situação e estamos desde já tentando alguma mudança na decisão da FISA. Quando chegarmos ao Brasil vamos entrar em contato com o departamento jurídico do Comitê Olímpico Brasileiro para ver se existe algo que possamos fazer”, explica Julio Noronha, coordenador técnico da seleção brasileira de remo, ressaltando que a inscrição de Armando para o Campeonato Mundial de Amsterdã, em 22 a 24 de julho, já estava feita.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil