Esporte inclusivo: Remo brasileiro abre espaço para portadores de deficiência

Tema:Remo
Autor: Redação 360 Graus
Data: 24/9/2005

A Confederação Brasileira de Remo e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro assinaram, nesta terça-feira (20), o convênio que viabilizará a prática da modalidade a portadores de deficiência. O projeto Remar é Possível, de remo adaptável, não apenas poderá identificar atletas para os Jogos Para-Olímpicos e Para-Pan-Americanos, como pretende, principalmente, abrir as portas deste esporte para um maior número de pessoas. Participaram da solenidade no auditório da CBR, na Lagoa, representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), da Fundação Lar São Francisco de Paula (Funlar), além da deputada estadual Georgette Vidor e atletas portadores de diferentes deficiências como cadeirantes, amputados, cegos e surdos.

“É com muita felicidade que firmamos este convênio. Me sinto privilegiado de poder ver um sonho de 20 anos acontecer. É um novo momento no remo brasileiro e sabemos que o trabalho será muito grande até os Jogos de Pequim 2008. Estamos prontos para este desafio”, disse o presidente da CBR, Rodney Bernardes de Araújo.

Leda Azevedo, da Funlar, também comemorou a chegada do Remar é Possível. “O Remar é Possível só existe graças ao empenho de pessoas de diversas áreas e agradeço a todos. Esse projeto dará muita alegria para muita gente”, acredita ela.

Gustavo Cintra, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, estava satisfeito por ampliar a atuação da Prefeitura do Rio de Janeiro no âmbito de esportes para portadores de deficiência. “Só faltava o remo ser incluído entre nossas atividades”, avalia o secretário.

Para a deputada estadual Georgette Vidor, a união do desporto olímpico e para-olímpico na mesma instituição também deve ser comemorada. “Gostaria de parabenizar a CBR por unir o esporte olímpico e para-olímpico. Com o Remar é Possível poderemos massificar o esporte e qualificar atletas de alto nível para representar o Brasil”, diz Georgette Vidor.

Coordenador do projeto junto à CBR, Celby Santos falou no compromisso com o futuro dos jovens e do início do trabalho, idealizado há quase 25 anos: “O sonho não parou. Esse projeto é fruto de um compromisso que temos com o passado, com o presente e com o que podemos construir através do remo adaptável”.

Nesta quarta-feira (21), Dia Mundial do Deficiente Físico, a partir das 15h, haverá uma regata de apresentação do remo adaptável na Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente à sede da CBR. São aguardados cinco ônibus com atletas participantes dos Jogos Mundiais da Paz. Na ocasião, remadores da Bahia e de Santa Catarina participarão de uma regata de exibição mostrando que remar é possível para todos.

Durante a solenidade, o treinador francês Bruno Boucher, consultor técnico da seleção brasileira de remo, foi homenageado pela CBR. Com o método de treinos de Boucher, a equipe nacional venceu 13 das16 provas do Campeonato Sul-Americano de Remo, em maio, em São Paulo, e se prepara visando ao Pan de 2007. “É forma de agradecer a oportunidade que estamos tendo de atualizar nosso remo”, disse o presidente Rodney Bernardes de Araújo, ao entregar uma estatueta "VIP" na forma de um remador ao técnico francês.

“Fico emocionado pela forma como sou recebido no Brasil”, retribuiu Boucher, que falou também do Remar é Possível. “É um dia especial para o remo do Brasil e gostaria de encorajar a CBR a seguir nesta direção, trabalhando em todas as categorias do remo adaptável. É importante vencer regatas internacionais mas também é importante trazer mais pessoas para o remo. Pois todos têm direito a remar”, finalizou o treinador, campeão olímpico com o Double Skiff em Atenas 2004.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil