Campeonato Brasileiro de Remo completa 110 anos com disputas na USP

Tema:Remo
Autor: Redação 360 Graus
Data: 19/9/2012

Instituído em 1902 pela Federação Brazileira das Sociedades de Remo e uma das competições mais antigas do país, o Campeonato Brasileiro de Seniores da modalidade chega aos 110 anos em grande estilo.

Alguns dos principais nomes do esporte nacional estarão competindo nas 17 provas programadas para a Raia Olímpica da USP neste sábado e domingo (22 e 23), em São Paulo, sempre a partir das 9 horas da manhã. Destas, três serão de remo adaptado.

No total, 145 atletas, de 24 clubes de 10 estados e do Distrito Federal estarão competindo. Haverá, ainda, 2 remadores argentinos.

Entre os destaque desta edição estão João Vitor dos Reis Zago e Leonardo Cocci Muffato, atletas do Pinheiros e da Seleção Brasileira; Nayara Furtado, remadora do Álvares Cabral (ES) e que acumula títulos como o de campeã Sul-Americana no double skiff Junior e vice-campeã mundial de remo indoor; a dupla Alan Bittencourt e Leandro Tozzo, do Grêmio Náutico União e com destacadas passagens pela seleção brasileira; Victor Távora Bastos, que obteve expressivos resultados na categoria Junior e vem confirmando a expectativa entre os seniores; e Thiago Gomes e Camila Carvalho, ambos com longa experiência na seleção brasileira e em disputas olímpicas.

“A expectativa é por uma competição de altíssimo nível técnico, com a reunião de alguns dos melhores atletas do país. Pelo que vimos no último final de semana durante a competição dos juniores, a estrutura da Raia Olímpica da USP é das melhores, oferecendo ótimas condições para o que público venha curtir as disputas e os atletas se preocupem apenas em obter bons resultados”, comenta Wilson Reeberg, presidente da Confederação Brasileira de Remo.

No sábado, serão disputadas as seguintes provas: Skiff Feminino Peso-Leve, Double Skiff Masculino Peso-Leve, Quatro Sem Masculino Peso-Leve, Skiff Feminino, Dois Sem Masculino, Skiff Feminino adaptado, Double Skiff Misto adaptado, Four Skiff Masculino e Double Skiff Feminino.

O domingo verá essas disputas: Dois Sem Masculino Peso-Leve, Four Skiff Masculino Peso-Leve, Skiff Masculino, Skiff Masculino adaptado, Quatro Sem Masculino, Double Skiff Masculino, Four Skiff Feminino e Oito Com Masculino. Da mesma forma que no fim de semana anterior, a competição será acompanhada de perto pelos técnicos da seleção brasileira, José Oyarzabal e Julio Soares.

Estrutura

Inaugurada há 40 anos, em 11 de junho de 1972, a Raia Olímpica da USP está com uma grande estrutura para este evento, incluindo diversas melhorias no local das provas e a montagem de uma arquibancada com capacidade para 1.000 pessoas.

Para facilitar o deslocamento de atletas de estados mais distantes, a USP disponibilizou alojamentos com preços simbólicos, aumentando a possibilidade de participação para mais agremiações.

Como estímulo à prática do remo, crianças de escolas municipais e de entidades sociais estarão presentes. Elas poderão simular remadas com a utilização de alguns remergômetros.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil