Pilotos de planador batem recorde brasileiro de distância livre

Tema:Vôo à vela
Autor: Henrique N.
Data: 7/12/2011

Caíram os 1000 km no Estado de São Paulo. E de quebra, junto com o meu parceiro de voo “Gugui”, batemos o Recorde Brasileiro de Distância Livre com até 3 pontos de virada, com 960 km.

Neste domingo, dia 4 de dezembro, a meteorologia criou um “corredor polonês” no estado de SP, com a atmosfera pressionada por uma frente fria que avançava no Sul (o arauto dessa frente foi um forte cirrus já no sul do estado de SP), e a rabeira de outra frente fria que tinha passado e comprometia o Triângulo Mineiro. Esse presente de natal antecipado propiciou o voo mais longo já realizado no Estado de SP: 1.002 km, em quase 10 horas de voo. Esse foi também o terceiro maior voo já realizado no Brasil.

Aproveitando a meteorologia, eu e o “Gugui”, utilizando dois planadores idênticos (monoplace com 25.5 metros de envergadura, e razão de planeio de 1:60, ou seja, a cada 1 km de altura, pode-se planar 60 km), fizemos uma rota indo de Bebedouro (SP) até o Mato Grosso do Sul, depois retornando para o leste, até perto da divisa do estado de São Paulo com Minas Gerais.

O início do voo foi bem trabalhado, a base das nuvens era baixa, e voamos por cerca de uns 300 km sem passar muito dos 1.000 metros de altura. Depois foi melhorando, e tivemos uma visão muito bonita que é a divisa do estado de SP com o MS. Na volta, escapamos de um CB que começou a desaguar em cima de nossa cabeça no exato momento que estávamos embaixo dele.

E já no dia, uma última térmica salvadora garantiu o Record e a marca de 1.002 km: uma pequena queimada de montes de palha que foram juntados para esse fim, geraram uma térmica até que muito forte, pois a atmosfera já estava bem fria e sendo assim qualquer foguinho ganha ares de poderosa queimada.

O voo teve cerca de 10 horas de duração, mas depois de um destes parece que foram apenas alguns minutos, e a gente já pousa querendo mais.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil