55º Brasileiro de Planadores vai agitar Luís Eduardo Magalhães (BA)

Tema:Vôo à vela
Autor: Redação 360 Graus
Data: 24/9/2013

As inscrições para as fases de encerramento do Campeonato Brasileiro de Planadores 2013 – organizado pela Federação Brasileira de Voo a Vela – já estão abertas e a todo vapor: até o momento mais de 30 pilotos confirmaram presença e a expectativa é de que este número chegue a mais de 50. Até o dia 28 de setembro é possível inscrever planadores para apenas uma ou até para as duas etapas, mesmo que os pilotos participantes sejam diferentes.

A fase Centro-Oeste da competição – a ser realizada entre os dias 29 de setembro e 04 de outubro – já movimenta participantes, organizadores e fãs do voo a vela (também chamado de volovelismo) por todo o Brasil. Isso porque a disputa reunirá a nata dos pilotos de planador do Brasil, vindos dos quatro cantos do país.

Assim como a Final, a etapa Centro-Oeste será realizada na cidade baiana de Luís Eduardo Magalhães (LEM) – considerada um dos melhores locais do mundo para planar. Celso Vilarinho é um dos pilotos que já começou a treinar pelos céus de LEM. O militar aposentado e ex-integrante da esquadrilha da fumaça – com mais de 11 mil horas de voo – define a cidade como “o paraíso do voo a vela”. “É maravilhoso voar em LEM, tanto pela meteorologia favorável quanto pelas excelentes condições de pouso, já que há uma grande quantidade de terrenos arados na região”, afirma o volovelista. Para ele, a infraestrutura local também garante a boa qualidade dos voos em LEM durante o ano inteiro, a exemplo da grande pista de decolagem e dos reboques à disposição dos planadores.

Guilherme Purnhagen, assim como Vilarinho, participará das duas fases do campeonato, e acrescenta que “LEM não só é um dos lugares mais atrativos para se voar no Brasil, como também está entre os três melhores do mundo”. Para ele, além das excelentes condições ambientais e estruturais encontradas na cidade, o fator social também contribui bastante para a importância de LEM no cenário do volovelismo no Brasil, já que os fazendeiros da região são muito receptivos ao esporte. Grande vencedor do campeonato brasileiro em 2012, Purnhagen já está bem familiarizado com as condições de voo da cidade baiana, visto que, até o momento, participou de duas sessões de treinos na região, com duração de 15 dias cada uma.

O multiesportista Luís Roberto Formiga, um dos mais completos e complexos atletas do mundo – com experiência em diversas modalidades de esportes de prancha, como o surf, snowboard, skate e também a asa-delta – é outro importante personagem do voo a vela brasileiro que já começou a se preparar e a treinar para o campeonato.

Fundada em 1954, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e regulamentação do voo a vela no Brasil. Filiada à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) – órgão que regula o esporte e estabelece normas de segurança internacionais – e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a FBVV é a única representante do voo a vela e de seus praticantes junto às instituições públicas e privadas do país. Atuando em conjunto com os aeroclubes de cada região, a instituição tem desenvolvido diversos projetos com foco na evolução e no aperfeiçoamento do esporte.

A FBVV é responsável ainda pela manutenção do Ranking Brasileiro de Pilotos de Planador, que ordena o desenvolvimento e treinamento de pilotos esportivos e define a participação em eventos internacionais.

Mais informações sobre as inscrições e o valor das taxas para reboque estão disponíveis em: http://www.planadores.org.br/nacional2013/index.php/81-noticias-do-55-campeonato-nacional/134-comunicado-valores.html Para mais informações, acesse http://www.planadores.org.br.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil