Etapa do 55º Campeonato Brasileiro de Planadores começa na Bahia

Tema:Vôo à vela
Autor: Redação 360 Graus
Data: 10/10/2013

Os melhores volovelistas do país estão na Bahia para a disputa da etapa final do 55º Campeonato Brasileiro de Planadores. A decisão, que começou no domingo, dia 6, segue até 12 de outubro na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Mais de 40 pilotos nacionais estão na disputa - organizada pela Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) - considerada a mais competitiva dos últimos tempos.

Pela segunda semana consecutiva, o céu da cidade baiana foi tomado pela presença das aeronaves sem motor - planador, que voam impulsionadas pelas correntes de ar quente ascendentes, geradas pelo aquecimento do solo. Na semana passada, a etapa Centro-Oeste serviu de preparação para a grande final e ajudou pilotos a somarem pontos na decisão.

Os resultados confirmaram o favoritismo de alguns pilotos. Na classe Open, por exemplo, o recordista brasileiro Henrique Navarro, do Aeroclube de Bauru, foi o campeão. Na sequência, Claudio Schmidt, do Aeroclube de Rio Claro, e Guilherme Purnhagen, do Aeroclube do Rio do Sul, ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

Já na classe Racing, Luis Roberto Formiga, do Aeroclube de Tatuí, foi quem liderou a disputa, seguido do segundo colocado Fábio Pimenta (Aeroclube Politécnico de Planadores – Jundiaí), e do terceiro lugar Celso Vilarinho (CVV-AFA).

Na classe Olímpica, o campeão foi o experiente Sérgio Bassi (CVV-CTA), seguido por Luis Augusto Valença (Aeroclube Politécnico de Planadores – Jundiaí), na segunda colocação e Braucílio Foganholo (Aeroclube de Marília), em terceiro.

A final do Campeonato Brasileiro é o mais importante evento do voo a vela nacional. E a escolha de Luís Eduardo Magalhães para sede é um dos atrativos, já que muitos competidores consideram a cidade o melhor local do país para planar.

Fundada em 1954, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e regulamentação do voo a vela no Brasil. Filiada à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) – órgão que regula o esporte e estabelece normas de segurança internacionais – e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a FBVV é a única representante do voo a vela e de seus praticantes junto às instituições públicas e privadas do país. Atuando em conjunto com os aeroclubes de cada região, a instituição tem desenvolvido diversos projetos com foco na evolução e no aperfeiçoamento do esporte, como o Projeto Santos Dumont e Projeto Voa SP.

A FBVV é responsável ainda pela manutenção do Ranking Brasileiro de Pilotos de Planador, que ordena o desenvolvimento e treinamento de pilotos esportivos e define a participação em eventos internacionais.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil