Piloto Henrique Navarro garante sua vaga em Mundial de Planadores

Tema:Vôo à vela
Autor: Redação 360 Graus
Data: 16/10/2013

Recordista nacional, o volovelista paulista Henrique Navarro confirmou seu favoritismo e sagrou-se campeão do 55º Campeonato Brasileiro de Planadores, disputado entre os dias 6 e 12 de outubro na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Além do segundo título consecutivo na Classe Open, o piloto alcançou seu principal objetivo: a classificação para o Campeonato Mundial, que acontecerá em julho de 2014 na Finlândia. A Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV), organizadora do evento, deve divulgar o ranking final em breve e mais nomes podem constar da lista de classificados para a competição internacional.

Mais de 40 pilotos nacionais participaram da disputa, considerada a mais competitiva dos últimos tempos. Navarro, que representou o Aeroclube de Bauru, foi o vencedor da Classe Open, a mais rápida do esporte, com 5.088 pontos, deixando para trás Egon Rehn, do Aeroclube do Planalto Central, (4.880) e o experiente Cláudio Schmidt, do Aeroclube de Rio Claro (4.735).

Na Classe Racing, a disputa pelo pódio também foi acirrada. Guilherme Ribeiro, do Aeroclube do Planalto Central, ficou com a primeira colocação com 4.226 pontos, seguido de Guilherme Purnhagen (Gugui), competidor independente, que obteve 4.008 e André Lautert, do Aeroclube de Planadores Albatroz, com 3.647. A pontuação reuniu os resultados de sete dias consecutivos de provas na cidade baiana, conhecida por ser um dos melhores locais do Brasil para a prática do voo a vela.

Já na Classe Olímpica, da qual participam planadores com menor rendimento, a diferença de pontos entre os atletas do pódio foi mínima. Luís Valença, pertencente ao Aeroclube Politécnico de Planadores - APP, venceu com 3.610 pontos, enquanto o segundo colocado, Braucílio Foganholo, do Aeroclube de Marília, obteve 3.564 e o terceiro, Sérgio Bassi, do Aeroclube de Voo a Vela CVV-CTA, com 3.425 pontos. A competição exigiu que os pilotos completassem uma rota pré-definida na maior velocidade tempo possível, valendo pontos.

Fundada em 1954, a Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e regulamentação do voo a vela no Brasil. Filiada à Fédération Aéronautique Internationale (FAI) – órgão que regula o esporte e estabelece normas de segurança internacionais – e vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COI), a FBVV é a única representante do voo a vela e de seus praticantes junto às instituições públicas e privadas do país. Atuando em conjunto com os aeroclubes de cada região, a instituição tem desenvolvido diversos projetos com foco na evolução e no aperfeiçoamento do esporte, como o Projeto Santos Dumont e Projeto Voa SP.

A FBVV é responsável ainda pela manutenção do Ranking Brasileiro de Pilotos de Planador, que ordena o desenvolvimento e treinamento de pilotos esportivos e define a participação em eventos internacionais.

Para mais informações acesse http://www.planadores.org.br.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil