Campeonato de windsurf Wind Brasil 2011 termina com vitória cearense

Tema:windsurf
Autor: Redação 360 Graus
Data: 21/11/2011

O cearense Gabriel Browne, o Biel, nem precisou entrar no mar neste domingo para garantir o tricampeonato consecutivo do Wind Brasil e ser o novo campeão sul-americano de Formula. Como tinha grande vantagem para os demais competidores, Biel assistiu as três regatas do dia do camarote montado na ponta do píer do Marina Park Hotel. E viu o holandês Casper Bouman confirmar o vice-campeonato, seguido de Paulão dos Reis, que deve assumir o número um do ranking mundial.

"Como a organização resolveu fazer apenas três regatas, pude descartar os três resultados e não precisei competir para ser campeão. Ganhar sempre é bom demais, ainda mais com antecedência. No ano passado também não precisei disputar as duas regatas do domingo", lembrou Biel, de 20 anos, que deverá subir para perto de 20. no ranking mundial. Ele estava na 46a. posição porque só disputara duas etapas na temporada. Foi terceiro na Copa do Mundo e sexto na Itália.

Nesta semana, Biel encerra o ano com o Brasileiro de Slalom, em Icaraizinho, no interior do Ceará, a partir de quinta-feira (22). "Para 2012 quero disputar uns quatro ou cinco campeonatos. Dois Wind Brasil, a Copa do Mundo, na Letônia, e algumas etapas na Europa", contou Biel, que vai continuar priorizando o curso de Administração e o trabalho na empresa da família.

Casper aproveita ausência de Biel

O holandês Casper Bouman soube aproveitar a ausência de Biel na raia neste domingo e consolidou o vice-campeonato, com duas vitórias e um segundo lugar nas regatas que tiveram ventos variando entre 12 e 23 nós, na raia de 3,8 quilômetros montada em frente ao Marina Park Hotel.

"Estou muito contente porque tive um ótimo dia. O evento foi um dos melhores que participei neste ano, com boas condições de raia, apoio e comissão técnica. Fiquei impressionado com os brasileiros, que são muito rápidos. Já conhecia o Biel, mas os irmãos Melo me surpreenderam", afirmou o atleta que era 34o. no ranking e deve subir várias posições com o resultado em Fortaleza.

A melhor briga do dia ficou entre os dois líderes do ranking mundial, Martin Ervin, da Estônia, e Paulão dos Reis, de Ilhabela. Poucos pontos separam os dois atletas e depois dos resultados do domingo Paulão fechou a classificação em terceiro enquanto o adversário ficou em sexto. Com isso, Paulão deve ser o novo número um do mundo.

"Acredito que consegui passar o Ervin, pois venci na Grécia e ele ficou em terceiro e aqui também levei vantagem. Agora vou treinar com uma vela maior para enfrentar os ventos fracos de Miami, a partir de 15 de dezembro, no Norte-Americano. Quero vencer lá e fechar o ano na ponta. Será muito legal ter dois brasileiros entre os três primeiros do mundo", explicou Paulão.

Quem também se deu bem na capital cearense foi o catarinense Wilhelm Schurmann. Quinto em Fortaleza, ele subiu de quarto para terceiro no ranking mundial.

Monica e Bebeko

A 15a. edição do Wind Brasil também teve mais dois destaques. A cearense Monica Veras foi a única mulher do evento, mas terminou em 16., na frente de três homens. O mais jovem do campeonato, Aldo "Bebeko" Maia, de Balneário Camboriu (SC), também ficou à frente de vários velejadores mais experientes. Terminou em 12. Ele está levando a sério as competições de Formula desde o ano passado e foi vice-campeão da sua categoria na Copa do Mundo, em Porto Rico, neste ano.

"O Wind Brasil fechou a 15a edição com brilhantismo. Mais um título de Biel e os brasileiros somaram pontos importantes para subirem no ranking. Outro aspecto importante foi o fabricante de equipamento se aproximar do campeonato com o lançamento da RS One. O esporte só cresce se tiver a união do fabricante, do velejador e do promotor", resumiu Décio Sanford, da Arrow Marketing.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional de Monte Roraima
    Parques
    Parque Nacional de Monte Roraima
  • Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
    Lugares
    Rota dos Sonhos: trilhas, cultura e muita aventura
  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil