Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
País do Cone Sul-americano o Chile foi considerado o Melhor Destino de Turismo de Aventura da América do Sul pelo Oscar do Turismo, World Travel Awards em 2018. Seu território abrange numerosos arquipélagos no sul do país, uma parte da região antártica e a ilha de Páscoa, localizada a 3.760 quilômetros a oeste do litoral do Oceano Pacífico. O Chile continental ocupa uma faixa com mais de 4,2 mil quilômetros de extensão, de norte a sul, e largura máxima de apenas 360 quilômetros.
Conta com uma das paisagens mais belas da região, a cordilheira dos Andes, que percorre o leste da nação de norte a sul e forma a fronteira com a Argentina, o principal elemento de seu relevo. Ao norte estão as montanhas mais altas, como o Nevado Ojos del Salado (6.893 metros), ponto culminante do território. Inúmeras ilhas, fiordes e lagos, fazem parte da belíssima região no sul chileno e coloca em destaque o Llanquihue.
Destaque também para os principais rios como: Loa, o Aconcágua, o Maipó, o Maule e o Biobío. Já as montanhas surpreendem com – Cuernos e Torres del Paine, onde seus cumes atingem entre 2,6 mil e 2,9 mil metros de altitude. Viajantes no Chile passam progressivamente da floresta à estepe e dos montes aos lagos e glaciares.
O Chile se estende desde o Trópico de Capricórnio até a Antártica, por isso possui vegetação e clima bastante variados.
Com a paisagem de tirar o fôlego, no deserto do norte há cactos e outras plantas adaptadas ao ambiente árido. Prados e florestas caducifólias e perenifólias, com espécies de grandes dimensões, como a araucária se localizam mais a sul, no vale Central.
Potência madeireira, o Chile possui ao sul pastagens e florestas com eucaliptos e coníferas em grande quantidade. O clima é seco no norte e influenciado termicamente pela corrente fria de Humboldt.
Já no centro do país, o ambiente é temperado, com temperaturas que diminuem conforme a altitude e as precipitações de pouco volume. O sul, por causa da proximidade do polo e dos ventos do Pacífico, se caracteriza pelo frio e pelas chuvas abundantes.
Também merecem destaque os diversos vulcões ativos e gêiseres existentes nessa cadeia montanhosa. Embora muitos sejam carentes de infraestrutura, atraem milhares de turistas anualmente. A grande beleza cênica de suas montanhas faz com que a Cordilheira dos Andes nos apresente um grande potencial turístico, que ainda é sub-explorado na maior parte dos países por onde se estendem suas montanhas.
Localizada no Vale Central, Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Assentada sobre duas colinas, San Cristóbal e Santa Lucia, a cidade é hoje o principal centro administrativo e econômico do país. Fundada em 12 de fevereiro de 1541, pelo espanhol Pedro de Valdívia, é a sétima cidade mais populosa da América Latina, a 40.ª do mundo e uma das 45 regiões metropolitanas mais populosas do mundo.
Em Santiago, a dica é visitar o Vulcão San Jose localizado em Cajón del Maipo, que você pode conhecer em um dia. Para os escaladores, este é um ótimo local para a prática do esporte devido à sua paisagem montanhosa e à qualidade das rochas.
Farellones, o primeiro centro de esqui do Chile, está localizado a 32 quilômetros da capital. Lá, há a chance de praticar o “tubing”, uma atividade em que você desce encostas cobertas de neve em uma boia gigante. Para quem viaja para Santiago com crianças, esta é uma viagem altamente recomendada com garantia de diversão.
Localizado a menos de uma hora de carro de Santiago (60 km), várias e famosas estâncias de esqui encantam e nos fazem entrar na aventura em locais como Valle Nevado, El Colorado e La Parva. Esqui e snowboard podem ser praticados nos três centros de esqui mais importantes da América do Sul com a maior superfície esquiável do hemisfério sul.
Com mais de 9300 hectares de área de esqui, com pistas especialmente preparadas, além de espetaculares prados andinos, a estação possui três hotéis: Valle Nevado (5 estrelas), Tres Puntas (3 estrelas) e Puerto del Sol (4 estrelas). Mesmo quem não sabe esquiar consegue aproveitar e muito para aprender, pois são cerca de 200 professores para ensinar a esquiar com esqui ou snowboard para todos os níveis. Os instrutores falam diversos idiomas e também são guias de montanha certificados, preparados para expedições fora de pista e Heli-Ski.
No total as estações contam com cerca de 40 pistas, 16 teleféricos, bares, restaurantes e lojas. Em seu centro de aluguel de equipamentos esportivos, o Valle Nevado Chile possui mais de 1.200 equipamentos de esqui e snowboard de última geração para locação. Com várias opções de entretenimento, as festas e outros eventos integrados com a natureza e a neve da Cordilheira dos Andes são outras das atrações especiais.
Declarado Reserva da Biosfera em 1978, o Parque Nacional Torres del Paine, está situado entre a cordilheira andina e as estepes da Patagônia, e encanta com sua incrível diversidade de paisagens. É considerado um dos 10 Parques Nacionais mais visitados do mundo e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Sua geografia apresenta áreas com abundante presença de geleiras, picos nevados, tundras, lagos glaciais e fiordes. O Parque está localizado na comuna de Torres del Paine, Província de Última Esperanza, Região de Magalhães e Antártica Chilena, 400 km a noroeste de Punta Arenas e 112 km a noroeste de Puerto Natales.
Foi criado em 13 de maio de 1959 e é administrado pela National Forestry Corporation ou CONAF (Corporación Nacional Forestal) desde 1973. Os guardas florestais mantêm presença permanente no terreno, para o cuidado e proteção de toda a área, em busca da conservação da diversidade biológica, dos recursos naturais e culturais.
Lagos, glaciares, cascatas, rios, fauna e flora estão em perfeita harmonia no parque. A ampla diversidade de ambientes abriga variada fauna. Pumas, Zorro (uma espécie de lobo), Guanacos, Veado e diversas espécies de pássaros, destacando o Condor, com seus 3 metros de envergadura ao abrir suas asas.
Com área oficial de 227.298 hectares atualmente, tornou-se um destino turístico incomparável, devido à grande variedade de paisagens, fauna e flora encontradas nele, o que se refletiu no aumento de visitantes nas últimas décadas, movimentando cerca de 300.000 pessoas por ano que percorrem os circuitos de trekking do parque (O e W). O Circuito W tem 71 km e pode ser percorrido em 4 dias chegando a 2.400 m de altitude, enquanto o Circuito O chega a 145 km para 8 dias de caminhada passando a 5.400 m no seu maior pico.
Punta Arenas é uma pequena cidade ao longo do Estreito de Magalhães, perto do extremo sul do Chile. Se seus planos de viagem incluem o Parque Nacional Torres del Paine, ou El Chalten, na Argentina, é provável que você desembarque em Punta Arenas. A cidade ganhou fama como base central para explorar a Patagônia, então a maioria dos viajantes passará aqui apenas um ou dois dias. Com tradição portuária e ovina, esta porta de entrada para o continente antártico cativa pelo seu ar puro e refinada arquitetura europeia.
Algumas das atrações de Punta Arenas incluem: