O que é Planeta anão

O que é Planeta anão?

Um planeta anão é um corpo celeste que orbita o Sol, possui uma forma esférica devido à sua própria gravidade, mas não tem uma órbita limpa de outros objetos. Esses objetos são considerados pequenos demais para serem classificados como planetas, mas grandes o suficiente para terem uma forma arredondada. A definição oficial de planeta anão foi estabelecida pela União Astronômica Internacional (UAI) em 2006, e desde então, cinco corpos celestes foram classificados como planetas anões: Plutão, Éris, Haumea, Makemake e Ceres.

Características dos planetas anões

Os planetas anões compartilham algumas características comuns. Eles são corpos celestes que orbitam o Sol, assim como os planetas tradicionais. No entanto, eles têm algumas diferenças importantes. Primeiro, eles não têm uma órbita limpa de outros objetos, como os planetas. Isso significa que eles compartilham sua órbita com outros corpos celestes, como asteroides e outros planetas anões. Além disso, os planetas anões são pequenos demais para terem limpado sua órbita de outros objetos devido à sua gravidade relativamente fraca.

Plutão: o mais famoso planeta anão

Plutão é o planeta anão mais famoso e também o mais controverso. Antes da definição oficial de planeta anão ser estabelecida em 2006, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar. No entanto, devido às suas características e tamanho relativamente pequeno, ele foi reclassificado como planeta anão. Plutão tem uma órbita excêntrica e leva cerca de 248 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Ele também tem uma atmosfera fina composta principalmente de nitrogênio, metano e monóxido de carbono.

Éris: o maior planeta anão conhecido

Éris é o maior planeta anão conhecido e foi descoberto em 2005. Ele está localizado além da órbita de Netuno e tem cerca de 27% a mais de massa do que Plutão. Éris tem uma órbita altamente excêntrica e leva cerca de 557 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Sua superfície é coberta de gelo e sua atmosfera é composta principalmente de nitrogênio e metano. Éris também tem uma lua chamada Disnomia, que foi descoberta em 2005.

Haumea: o planeta anão alongado

Haumea é um planeta anão que tem uma forma alongada, semelhante a um ovo. Ele foi descoberto em 2004 e está localizado além da órbita de Netuno. Haumea tem uma rotação muito rápida, completando um dia em apenas 3,9 horas terrestres. Sua superfície é composta principalmente de gelo e sua atmosfera é extremamente fina. Haumea também tem duas luas conhecidas, Hi’iaka e Namaka, que foram descobertas em 2005.

Makemake: o planeta anão sem atmosfera

Makemake é um planeta anão que foi descoberto em 2005. Ele está localizado além da órbita de Netuno e tem uma órbita altamente excêntrica. Makemake não tem uma atmosfera significativa e sua superfície é coberta de gelo. Sua cor avermelhada é resultado da presença de compostos orgânicos em sua superfície. Até o momento, não foram descobertas luas ao redor de Makemake.

Ceres: o planeta anão mais próximo da Terra

Ceres é o planeta anão mais próximo da Terra e está localizado no cinturão de asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Ele foi descoberto em 1801 e é o maior objeto do cinturão de asteroides. Ceres tem uma forma esférica e uma crosta rochosa coberta por uma camada de gelo. Ele também possui uma atmosfera muito fina composta principalmente de vapor de água. Em 2015, a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres e forneceu informações valiosas sobre sua composição e características.

Em resumo, os planetas anões são corpos celestes que orbitam o Sol, possuem uma forma esférica devido à sua própria gravidade, mas não têm uma órbita limpa de outros objetos. Plutão, Éris, Haumea, Makemake e Ceres são os cinco planetas anões conhecidos até o momento. Cada um deles tem características únicas e contribui para a compreensão da diversidade do nosso sistema solar. Embora não sejam considerados planetas tradicionais, os planetas anões desempenham um papel importante na exploração espacial e no estudo do universo.