Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Sempre que você pesquisar sobre algo, digamos sobre uma floresta ou qualquer montanha nos motores de busca, você também encontrará alguns mapas relacionados. Esses mapas mostrarão a localização e também as características detalhadas dessa floresta ou região montanhosa. Você poderá encontrar informações precisas, como a altura das montanhas, as rotas ao redor, o limite da floresta e qualquer espécie em particular encontrada lá, etc.
Esses mapas detalhados das características geográficas são conhecidos como mapas topográficos. Neste artigo aprenderemos o que é um mapa topográfico, exemplos de mapas topográficos completos e outros conceitos relacionados que ajudarão você a entender este tema.
Um mapa topográfico é um mapa que mostra os detalhes do terreno e suas características. Contém uma quantidade de informações muito maior do que uma simples fotografia aérea. É utilizado para visualizar e representar a topografia de um lugar.
Dentro dos limites de escala, mostra com a maior precisão possível a localização e a forma de recursos naturais e artificiais. Os recursos naturais incluem o relevo, que às vezes é erroneamente entendido como o único elemento que caracteriza um mapa topográfico, e recursos hidrográficos, como lagos e rios. Também mostra outras construções feitas pelo homem, como cidades, vilas e aldeias, estradas, ferrovias, canais, barragens, pontes, túneis, parques e outros marcos importantes na superfície da terra.
É formado por curvas de nível, que são linhas que conectam pontos de igual elevação em um mapa topográfico. Elas ajudam a determinar quão íngreme é o declive em qualquer ponto de uma colina ou montanha. Elas mostram a elevação e ajudam a entender a forma do terreno. A distância entre essas linhas mostra o quanto o relevo é mais íngreme ou abruto. Quanto maior a proximidade, maior é a inclinação do terreno.
As diferentes cores mostram a vegetação, o tipo de solo e o uso do solo.
Antigamente estes mapas eram produzidos utilizando um instrumento de levantamento chamado teodolito. O topógrafo aponta o teodolito em diferentes direções (em ângulos diferentes) e mede o ângulo entre cada linha de visão e uma linha vertical chamada linha de base. Esse levantamento dos ângulos nas diferentes posições resultam nas alturas de cada ponto, que são repassadas para o mapa.
Atualmente os mapas topográficos são elaborados usando fotografia aérea (usando aviões ou drones) ou então com imagens de satélite ou radar para criar modelos digitais de elevação (DEMs). Os DEMs são então combinados com outros dados, como localização de estradas e edifícios, para fazer um mapa que mostra a forma da superfície da terra, bem como suas características, incluindo vegetação e corpos d’água.
As curvas de nível mostram a elevação de uma área em relação à sua altura acima do nível do mar (também conhecida como altitude). Se você olhar para duas curvas de nível vizinhas em um mapa topográfico, verá que há uma distância entre elas. Quanto mais distantes estas linhas, isto indica que há menos inclinação entre esses dois pontos. Quanto mais próximas as curvas de nível, maior é a inclinação.
– Título:
Descreve o assunto ou o tema do mapa
– Legenda
Mostra uma tabela com o significado dos símbolos utilizados na produção do mapa.
– Escala
Ilustra a proporção matemática apresentando a relação entre as medidas reais da área e as medidas da representação gráfica do mapa
– Orientação
Mostra uma seta ou uma rosa dos ventos apontando para o Norte Geográfico.
Mostra o tipo de representação da esfera terrestre no plano, podendo ser cônica, cilíndrica ou plana.
Abaixo o exemplo de um mapa topográfico online. Veja as curvas de nível ligando relevos com a mesma altitude
Os mapas hipsométricos são mapas topográficos que utilizam cores diferentes para representar a altitude de uma determinada área, ou seja, sua elevação em relação ao nível do mar. São frequentemente usados para mostrar os níveis de elevação e a distribuição da elevação de terra. Os mapas hipsométricos podem ser criados usando uma variedade de métodos, mas todos compartilham um objetivo comum: facilitar a visualização da forma e do tamanho de uma massa terrestre ou região.
O primeiro passo para criar um mapa hipsométrico é determinar quais dados você deseja exibir em seu mapa. Isto pode incluir a elevação, tipo de vegetação ou a densidade populacional.
Uma vez que você tenha decidido quais dados aparecerão em seu mapa, você precisa escolher um método para calcular valores de elevação para diferentes áreas em seu mapa. Existem vários tipos diferentes de mapas hipsométricos disponíveis hoje; cada um usa métodos diferentes para calcular os níveis de elevação.
Um método comum envolve a criação de curvas de nível em mapas topográficos usando fórmulas matemáticas baseadas em pontos de elevação coletados por satélites ou outras fontes (tais como leituras de GPS).
Estas linhas de contorno podem então ser usadas como diretrizes para áreas de sombreamento com altitudes semelhantes (sombras mais escuras representam altitudes mais elevadas). Outro método envolve o uso de gradientes de cor ao invés de técnicas de sombreamento.