Parque Nacional do Iguaçú – curiosidades

Localizado na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais conhecidos e admirados em todo o mundo. Com cerca de 185 mil ha. de área, é considerado uma das maiores reservas florestais da América do Sul devido à grande variedade de espécies animais e vegetais, além das imponentes Cataratas do Rio Iguaçu.

As cataratas são um capítulo à parte na geografia do Parque Nacional do Iguaçu. As quedas ocupam uma área semicircular de 2700 metros de largura, com águas caindo de até 72 metros. O número de saltos varia entre 150 e 300 dependendo da vazão do Rio Iguaçu, contando-se os lados argentino e brasileiro.

Além da importância eco turística, o Parque também teve um papel fundamental na história do Brasil. Foi cenário das missões jesuíticas para a catequese da tribo tupi-guarani, depois que os bandeirantes Paulistas expulsaram os jesuítas espanhóis, durante o século XVI.

Fauna

A fauna do Parque Nacional do Iguaçu é variada, com algumas espécies ameaçadas de extinção. Entre as aves podem ser vistos o gavião-de-cabeça-cinza, o macuco (Tinamus solitarius), o falcão-peregrino e a andorinha-do-sul, que são dois exemplos de aves migratórias. Entre as mais de 40 espécies de mamíferos catalogados estão o quati (símbolo do Parque), várias espécies de morcegos, a anta (Tapirus terrestris), a onça pintada (Panthera onca) a lontra e a ariranha. Além das diversas espécies de répteis, anfíbios, e 18 espécie de peixes, o parque abriga cerca de 700 espécies de borboleta.

Flora

Há três diferentes formações vegetais. Na floresta estacional semidecidual, se destacam o pinheiro-do-paraná, a begônia e a peroba. Ao norte do Parque pode ser encontrada a floresta ombrófila mista, com os pinheirais. Há também a mata ciliar, formada por árvores mais baixas, como o açoita-cavalo.

Atrações

Em 2001, o Parque Nacional do Iguaçu passou por uma renovação que conseguiu deixá-lo ainda mais atraente para os turistas sem com isso prejudicar seu equilíbrio ecológico. Isso foi resultado de uma parceria do Ibama com empresas privadas, que investiram tanto na infraestrutura quanto na educação ambiental, com a distribuição de folhetos com noções de educação ambiental.

O transporte pelo interior do parque é restrito a ônibus panorâmicos, onde guias treinados falam sobre as atrações do parque. Depois do desembarque, a primeira parada é o Macuco Safári, que conta com trilhas e passeios de barco pelas corredeiras do Rio Iguaçu. A próxima parada é a Trilha das Cataratas, caminhada leve na qual o visitante tem um dos melhores visuais do parque.

O destino final é o Porto Canoas, que dispõe de uma exclusiva área de convivência com lanchonetes, restaurantes, centro de exposições e espaço para apresentações artísticas.

Localização e Acessos

Municípios de Foz do Iguaçu: Matelândia, Medianeira, Céu Azul e São Miguel do Iguaçu (PR), todos localizados no Estado do Paraná e na fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Área: 185.265 hectares

Temperatura Média Anual: de 18 a 20ºC

Infraestrutura:

  • Centro de visitantes com museu;
  • Lanchonete e restaurante;
  • Passeios pelas trilhas das cataratas e do Macuco Safári (ônibus panorâmico, barco inflável e caminhada);
  • Observação de pássaros e mamíferos típicos da região;

Horário: Pode ser visitado diariamente, das 8 às 17h.