Vai caminhar? Confira o que não pode faltar na mochila

Vai fazer um passeio de quatro horas ou uma travessia de cinco dias? A montagem de sua mochila vai depender dessa simples resposta. Lembre-se de verificar a mochila adequada à atividade, ou seja, de 20 a 90 litros. Nessa lista, indicamos alguns “kits” para você ir pensando na caminhada.

Kit Pessoal

Meias extras, camisetas, peças íntimas, toalha pequena, sunga, maiô, biquíni e calção.

Kit de Higiene

Sacos de lixo, toalha, sabonete, escova e creme dental, pente, papel higiênico…. Atenção: cuidado com a poluição dos rios.

Kit contra Sol e Insetos

Óculos de sol e bonés. Um modelo bom de boné é o legendário. Os chapéus tipo safari ou australiano são ótimos também. O protetor solar não deve ser esquecido, fator 15 e acima, protetor labial, repelentes contra insetos. Se nada disso der conta dos raios solares prejudiciais à pele e dos insetos “vampirescos”, use calça e blusa de mangas comprida, sem ser justa no caso do pernilongo, porque ele (infelizmente) pode picar por cima do tecido (veja só…).

Kit Cozinha

Fogareiro – não esquecer a recarga; levar também um kit de manutenção

Panelas – as boas são as que possuem alça retrátil. Levar um kit de limpeza, com sabão biodegradável, esponja e um paninho. E os alimentos!

Caneca, prato de plástico rígido e colher. Garfos e facas só atrapalham, mas um canivete suíço ajuda.

Kit de Segurança

*Apito (qualquer um);

*Lanternas (verificar no item Equipamentos);

*Primeiros-Socorros (básico: curativo, líquido antisséptico; comprimidos anti-alérgico e anti-diarréico, pomada anti-alérgica);

  • Estar acompanhado de um guia local ou pessoa experiente.