Aventura de balão na Capadócia, Turquia

Uma paisagem sem igual, o qual traz à mente a visão de um solo lunar pela sua semelhança. Estamos falando da Capadócia.

Situado na Turquia, é uma região conhecida por suas formações rochosas, batizadas de “Chaminés-de-fada”, sendo comparadas a cogumelos, e também pelas cidades subterrâneas que de acordo com a história, serviram de abrigo aos antigos cristãos durante a época romana, e possivelmente por muitos povos em períodos de guerra, para se esconder dos inimigos.

Com essas descobertas há uma estimativa da existência destas habitações remontando mais de 4.000 a.C. Casas e igrejas foram encontradas por arqueólogos, preservando afrescos bizantinos.

Visto de longe se tem a impressão de um imenso formigueiro, e sobre si, inúmeros balões a cruzar os céus diariamente, completando o cenário.

A Capadócia se tornou um dos principais pontos turísticos do país, havendo constante presença dos adeptos das caminhadas, apreciadores de belos vales verdes. Uma prova de que a aparência árida não condiz com o solo fértil. E a outra prática turística, obviamente é a do balonismo.

A sua formação rochosa foi moldada por vulcões, a deixarem uma camada de 150 metros de espessura de lava, somando-se aos rios, chuvas, tempestades de neves e intensas ventanias, produzindo o que a Capadócia é hoje.

A sua temperatura costuma ser cerca de 10ºC abaixo das de Istambul na maior parte do ano. No outono e primavera o clima ameno do dia despenca de noite, chegando a atingir algumas vezes níveis abaixo de zero.