Você conhece Mambaí?

Paredões rochosos, imensas e inúmeras cavernas cheias de rios de águas cristalinas e esverdeadas, cachoeiras, trilhas, cerrado! Assim é a região de Mambaí, uma pequena cidade localizada no nordeste goiano, com um povo acolhedor e carismático, estando apenas a 8 quilômetros da divisa com o Estado da Bahia.

A maior característica de Mambaí é o contraste de cores e cultura, em meio ao cinza do cerrado surge um verde surpreendente e cheio de vida, isso também devido aos contrafortes da bela Serra Geral.

A vegetação predominante nesta época está em fase de hibernação, dando assim uma impressão de seca, porém as que margeiam os rios locais estão no seu ápice, colorindo muito este cenário. Em outras estações você poderá observar também uma vasta riqueza de flores, como orquídeas, lírios e plantas carnívoras.

Área de proteção ambiental devido as nascentes do Rio Vermelho, Mambaí está a 308 km de Brasília e 503 km de Goiânia, sendo ligada as duas capitais pela BR-020. Distando 56 km da cidade de Alvorada do Norte, o município ainda é pouco conhecido por turistas, mas está em plena ascensão, devido ao trabalho da Secretaria de Turismo local.

Sua principal atividade hoje é a pecuária e agricultura, porém, confiando muito no promissório destino turístico a cidade inteira tem se mobilizado para receber cada vez melhor seus visitantes. Considerando as cabíveis disparidades da região, Mambaí comporta grandes grupos de aventureiros.

A região é repleta de cânions, os principais são: Cânion do Rio Corrente; do Rio Vermelho; Cânion Piracanjuba; Buriti; Ventura; Córrego das Dores; Riachão Fundo e Santo André. Cachoeiras esverdeadas, formações rochosas que parecem ser especialmente esculpidas, cavernas enormes e muitas ainda inexploradas, fazem desse paraíso sertanejo uma ótima opção para vários esportes de aventura como canyoning, rapel, escalada, trekking, espeleologia, biking e muitos outros.

O visitante encanta-se com as diversas cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto de cavernas único que estão inseridos nos imensos calcários do grupo Bambuí. Entre as cavernas destaca-se a Lapa do Penhasco e a caverna Tarimba, esta última já bem conhecida por boa parte dos espeleólogos brasileiros, pois trata-se segundo medição recente pela UPE (União Paulista de Espeleologia) e GREGO (Grupo Espeleológico Goiano) de uma das maiores cavernas do Brasil em extensão contendo cerca de 10 Km já mapeados.

Dados Geográficos

Sua área territorial é de 1.050 km
780 metros de altitude, aproximadamente
Área do município – 1.052 Km quadrados
População – 7.010 habitantes (Censo 1990)
Área integrante do Nordeste Goiano
Microrregião – Vão do Paraná.

Lembrando que é necessário o acompanhamento de guias especializados para trilhas com rapel, canyonismo e outras atividades. Contate a Mambaí Adventure que possui cerca de 14 guias autorizados pela Contur (Associação de Condutores de Turismo), e conta também com o apoio da Secretaria de Turismo.

Deixe um comentário